Conheça o Ceará

Um dos estados mais visitados por turistas todos os anos, o Ceará encanta com suas belas praias de águas mornas e verde-azuladas.

A força turística do estado está na sua variedade de ofertas que inclui história, artesanato, gastronomia, manifestações culturais, entretenimento e muita alegria. É uma efervescência de ritmos, cores e sabores.

 

FORTALEZA

Ao chegar em Fortaleza o visitante já pode sentir o clima contagiante da capital cearense, uma das mais vibrantes cidade do país. Metrópole moderna, aqui o sol brilha quase o ano inteiro.

Fortaleza tem a cara de seus símbolos turísticos: a jangada, a lagosta e o forró, que fazem com que o visitante se sinta em casa, cercado de gente acolhedora e bem humorada.

De segunda a segunda a cidade não para, a movimentação noturna oferece opções para todos os gostos, bolsos e idades.

A capital conta ainda com uma faixa de 25km de extensão de praias urbanas:

Mucuripe

Mucuripe é a praia das jangadas. O porto de Mucuripe é utilizado apenas por grandes navios, mas ao longo da praia podem-se observar uma grande frota de jangadas com velas coloridas. Ocasionalmente, pode-se ver os pescadores partindo para a pesca ou retornando com o pescado, que é vendido no mercado do peixe, no final da praia. É também do Mucuripe que partem os passeios de barco, que permitem uma visão de Fortaleza de um ângulo diferente.

Iracema

Iracema é a praia dos boêmios. Os festeiros da noite (tanto locais, como turistas brasileiros e estrangeiros) começam a se movimentar ao entardecer e festejam até a madrugada. Iracema concentra vários bares, restaurantes e boates.

O Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, ficam em Iracema.

Praia do Futuro

A Praia do Futuro, com aproximadamente 7 km de extensão, é a preferida por surfistas e banhistas; a Praia do Futuro tem água mais límpida e ondas mais fortes do que as outras praias. A Praia do Futuro ganhou fama graças às barracas que ali se instalaram; algumas das barracas têm centenas de mesas e contam com infraestrutura suficiente para realização de shows de bandas famosas de forró.

Meireles

A Praia do Meireles é a mais procurada para passeios e caminhadas descompromissadas. Esse trecho da praia tem calçadas largas, com amplo espaço para caminhadas e pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é uma grande atração do Meireles.

 

JERICOACOARA

A natureza foi generosa com Jericoacoara. Contemplar o pôr-do-sol em cima da duna e visitar a Pedra Furada são experiências inesquecíveis. O visitante pode também percorrer os 56km que separam Jeri de Camocim admirando  a paisagem deslumbrante e paradisíaca. Na vizinhança, estão outros lugares especiais: a praia de Lagoinha, Flecheiras e Mundaú, com suas areias brancas e belos coqueirais. Jeri ainda oferece uma noite cheia de diversão, com seus traços singulares: charmosos bares e restaurantes com uma rica culinária e, como sobremesa, uma deliciosa torta de banana. Na Rua do Forró a atmosfera é única para quem gosta de agitação. A tradicional padaria que só abre durante a madrugada, é uma atração à parte.

 

CANOA QUEBRADA

Lua e estrela, sol e noite, agito e refúgio. Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, ganhou infra-estrutura turística, mas preserva o charme de sua rusticidade. As falésias são o cartão de visita da praia, enquanto que os bares e restaurantes oferecem um extenso cardápio, do exótico ao sofisticado.

O artesanato das “lojinhas”, com suas belas obras de arte, também merece ser apreciado. Aproveite para conhecer as belezas de lugares próximos, como a Praia das Fontes, Praia da Redonda, Morro Branco; o patrimônio cultural de Aracati e o passeio pelo Rio Jaguaribe. Mas poupe energia, porque na noite de Canoa sons e culturas se reúnem para celebrar a vida. Vida que fica mais bonita quando se está no aconchego de Canoa.

 

CARIRI

Um lugar de rara beleza e também de muita fé. Juazeiro do Norte é um dos principais centros de peregrinação religiosa do país. A cidade é conhecida pelas igrejas, museus e pela imponente estátua do Padre Cícero Romão Batista.  Ao mesmo tempo, a região do Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri é cenário perfeito para o ecoturismo, com fauna e flora singulares, estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras.  O lugar é ideal para as trilhas, caminhadas, ciclismo e esportes radicais. O Cariri, encravado na Chapada do Araripe, possui a maior formação fossilífera do mundo do período cretáceo, enquanto os antigos engenhos e casarões guardam um importante pedaço da história do Ceará. Berço da cultura nordestina, o Cariri é um destino plural. Uma mistura de costumes, lendas, belezas, crenças e sabores.

Realização
Coordenação
Organização
Patrocinador Diamante
Patrocinador Prata
Patrocínio Standart
Apoio
Apoio Institucional